sábado, 26 de fevereiro de 2011

DESPERTE A ÁGUIA QUE EXISTE EM VOCÊ


(cf. google imagem)
O contexto do mundo atual, segundo alguns estudiosos, é caracterizado pela velocidade, intangibilidade, consumo, tecnologia, mudanças, inovações e conectividade!  O consumo invade nossas vidas e começamos a fazer uma grande confusão entre espiritualidade e espiritualismo. Espiritualidade, na visão de vários autores, é a busca do sentido da vida e da transcendência.  O espiritualismo, pode ser reconhecido, como uma busca de práticas para reduzir o stress, o vazio existencial, as angústias, apresentando-se como algo mágico que irá trazer bem-estar. Algumas práticas, como ioga, tai chi chuan, orientação de búzios, viagens com roteiros espirituais, pedras, incensos, livros e outras expressões atravessam a  cultura da pós-modernidade.
No processo evolutivo da comunidade de vida, na perspectiva de uma ecologia profunda, somos desafiados a uma reflexão sobre a nossa essência e o cultivo da espiritualidade.
Pensando no  espaço educacional  como um espaço do ser e do vir-a-ser, podemos  fazer uma reflexão sobre a vida, despertando-nos para o compromisso com o nosso Criador e com a nossa missão de ajudar as pessoas na travessia da vida.
Nesta manhã, continuando a minha reflexão sobre  espiritualidade e educação,  escrevi um poema, o qual compartilho com vocês:
DESPERTE A ÁGUIA QUE HABITA EM VOCÊ

Nas travessias da vida
Olhe para o SOL
Voe como as águias
Conecte-se com a força do alto
Busque o sentido da Vida!
Teça a sua história
Construindo uma rede de relações
para o Bem Viver!

Seja determinado, persistente
Desenvolva uma  visão compartilhada
Confie
Ame
Mude
Contagie
Avance
Transforme!

Pergunte-se sempre:
Qual a minha obra de arte na  teia da vida?

Na postagem de 18 de fevereiro, escrevi ao final - exista para ajudar as pessoas a  se tornarem melhores, mais humanas, mais "águias". Senti motivada para  contemplar a imagem da águia e brotaram algumas idéias: As águias vêem oportunidades e aproveitam as oportunidades, atravessam tempestades e persistem no vôo em busca de seus objetivos, contagiam e atraem as outras águias, possuem atitudes positivas e estabelecem  relacionamentos transformadores  no espaço de suas vidas; possuem dentro de si a voz do infinito e procuram ser fiéis a esta voz; acreditam nas mudanças e em novos vôos; são capazes de sair dos espaços estreitos e abraçar os espaços largos; acolhem as mudanças vitais e permitem que as transformações aconteçam;  conhecem seus limites e  possibilidades; empreendem uma revolução no voar com força, visão e determinação.
Amigos! Vamos despertar a águia que habita em nós!

2 comentários:

  1. Com certeza precisamos despertar a águia que existe dentre de cada um de nós e iniciar o nosso vôo em busca de nossos objetivos.
    Parabéns pelo texto.
    Soraya Azevedo da Silva Furtado

    ResponderExcluir
  2. Soraya
    Muito agradecida pelas palavras.
    Vamos empreender o vôo com visão, determinação e confiança.

    ResponderExcluir