(cf. google imagem) |
Um passo a frente na inovação educacional emerge da proposta de capacitação pessoal e profissional de todos os membros da instituição.
Escutamos, nos últimos anos, a grande virada com a formação dos gestores, mas precisamos continuar avançando e priorizando a formação continuada de todos os educadores, considerando a complexidade e as demandas da atualidade.
Acredito que precisamos aprender a pedagogia da compaixão para a leitura do mundo atual. Uma leitura com olhares e gestos que promovam a qualidade de vida, no presente e para as futuras gerações.
A inovação provoca o "medo" e as "resistências" das pessoas. É urgente uma "grande virada" mental, afetiva e comportamental para o desenvolvimento de seres humanos melhores, apaixonados pela vida e pela missão de estender a mão para novas parcerias, novos contatos, novos empreendimentos, novos relacionamentos... enfim perseguindo a meta de transformar as pessoas em águias, na contínua caminhada de transcendência das experiências-limite.
A teia da vida é tecida pela singularidade dos fios em conexão com outros fios, em diversas situações e momentos. O momento atual desafia-nos para o estabelecimento de vínculos entre educadores, educandos, famílias, instituições, sociedade e redes para a sustentabilidade da vida no planeta. Uma questão que possibilita pensar em estratégias éticas para a convivência humana no mundo em que vivemos.
Depende de mim! Depende de você a grande virada na educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Abra as mãos! Estenda as mãos corajosamente e aprenda a arte de ousar! Fortaleça seus passos e com uma energia renovada dê mais um passo a frente. Nada irá deter seus passos, quando você aprender a arte de servir às pessoas, na fidelidade aos seus talentos e potenciais. Trabalhe com humildade. Não espere reconhecimento e apenas exista para ajudar as pessoas se tornarem melhores, mais humanas, mais "águias".
Depende de mim e de você, uma educação relacional, criativa e transformadora.
Eliane,
ResponderExcluiruma pedagogia da compaixão é missão a ser retomada a cada dia. E você tem razão: reconhecimento é consequência, não motivação primeira.
Afonso,
ResponderExcluirA pedagogia da compaixão abre espaço para que a aprendizagem humana esteja fundamentada no acolhimento e na amorosidade.
Vamos caminhando na arte de aprender...
Texto inspirador!!
ResponderExcluirAcho que a educação só mudará quando as pessoas perceberem que nunca terminamos de aprender. E aí somos todos educadores e educandos, pois se todos temos algo a aprender, também devemos ter algo a ensinar! bora resgatar essas relações!!!
Bia
ResponderExcluirÉ isso aí! Somos eternos aprendizes!
Como você disse "é hora de resgatar essas relações"... vamos buscando ajudar as pessoas neste dinãmico processo.
Educar para acolher as pessoas... Um bom começo para um mundo melhor! Serve para a educação. Serve para a sociedade!
ResponderExcluirRoberto
ResponderExcluirLutemos por uma educação acolhedora! O mundo será bem melhor com certeza! O acolhimento é a fonte dos grandes empreendimentos na vida!