segunda-feira, 14 de março de 2011

A CRIANÇA E O SENTIDO DA VIDA

(cf. google imagem)

Esta noite, estive no Colégio Marista Arquidiocesano/SP, conversando com os educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, sobre a temática “Espiritualidade e Educação”.  Foi uma experiência rica de encontro e reencontro com o SER – eu, o outro, o mundo, o grande Outro, o Transcendente.  Pude perceber nos olhares, expressões, falas dos participantes a importância de uma instituição que aprende, cultivando a “paisagem interior” de todos os seus membros.

Como é bom, encantador quando podemos reconhecer e nomear os significados de tudo o que acontece na nossa vida! Como é maravilhoso, quando encontramos as pessoas com abertura de coração e mente para o compartilhamento das experiências vividas! Como é prazeroso escutar e ser escutado, amar e ser amado, perdoar e ser perdoado, compreender e ser compreendido! Estas são experiências significativas que enfeitam a teia da nossa vida. Nós somos apenas um fio e juntos formamos uma bela obra de arte!

Na clínica psicológica e na assessoria que venho realizando na formação continuada dos educadores, tenho compreendido que a dimensão espiritual atravessa a nossa vida e é no cotidiano que vivenciamos a grandeza da nossa paisagem interior diante dos desafios que enfrentamos. Mas o que é espiritualidade? Para muitos autores, a espiritualidade é uma dimensão da vida humana, é uma busca de sentido para o próprio existir e agir, está unida à motivação profunda, enfim é uma busca de compreensão do sentido da vida e na vida.

A educação, segundo Gandhi, consiste em fazer aflorar o que há de mais nobre dentro das pessoas. Tenho estudado alguns teóricos e anotado algumas das experiências vividas ao longo dos meus "quase"  trinta anos, como educadora.  Pensei em denominar este processo de “educação relacional” - reflexiva, crítica, criativa, dialógica, interativa, transformadora e inovadora.
Acredito que o fio que atravessa e faz a conexão Espiritualidade e Educação chama-se AMOR! É o amor que transforma a nossa vida, abrindo espaço para uma visão e  uma aprendizagem compartilhada!
As pessoas espiritualizadas são as pessoas que possuem uma visão ampla da vida e são comprometidas com a vida de todos os seres vivos. São as pessoas do paradigma do “NÓS” e não do paradigma do “EU”.
Marcelino Champagnat expressa em poucas palavras a nossa responsabilidade como educadores  “... para bem educar as crianças é preciso amá-las..."
Os valores da educação marista acenam para uma aprendizagem colaborativa e de amorosidade: presença qualificada, simplicidade, espírito de família, amor ao trabalho – persistência e confiança. Estes  valores  revelam a importância do desenvolvimento de uma cultura do pertencimento e do comprometimento, neste mundo tão fragmentado em que vivemos.
Como educadora apaixonada pela temática – Espiritualidade e  Educação –  acredito que as experiências e  os significados compartilhados possuem uma força  avassaladora para o desenvolvimento humano das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Vamos refletindo...
Quais as minhas experiências de encontro com as crianças e o sentido da vida?

Qual a minha obra de arte na teia da vida?

2 comentários:

  1. Aqueles que não querem perceber na espiritualidade uma grande "ferramenta" para o sentido ou significado que uma sociedade pretende, tendo em vista a moral e a ética, são aqueles que desprezam que a vasta maioria da população mundial busca algum tipo de espiritualidade. Negar isto à Educação é um contra senso.

    Parabéns pela iniciativa deste blog e sucesso!

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  2. Fabiano

    Educação e espiritualidade são duas asas para o bem viver!
    Obrigada pelo comentário.

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