(cf. google imagem) |
O VALOR DA SIMPLICIDADE NA EDUCAÇÃO.
O que é a simplicidade?
De tão simples, muitas vezes não sabemos responder. Complicamos na vivência e na busca de respostas.
Muitas vezes, imersos no corre-corre da vida educacional, com a velocidade ultrapassando os espaços e o tempo, não percebemos uma neblina ofuscando os olhos da nossa mente e coração. Uma avalanche de tecnologias, de trânsitos, de projetos... e vamos perdendo o foco da nossa visão e de nossos princípios na educação.
Pensando na construção do conhecimento como um processo reflexivo e interativo, podemos avançar na redescoberta dos verdadeiros valores que sustentam as relações interpessoais. Um deles é a simplicidade inteligente, possibilitando a fluência de uma comunicação saudável e integradora.
Dentro do ser humano “aprendiz” emerge uma grande mudança, quando este é capaz de perceber o essencial abrindo espaço para o encantamento na educação e para a visibilidade de ações positivas na relação aprendiz-aprendiz. Seus contatos florescem e traduzem a grandeza da missão de educar, como disse M.Gandhi “Educação é fazer aflorar o que há de mais nobre dentro das pessoas”.
Aprender é uma arte e precisamos cultivar a criatividade para pintar a tela da nossa passagem na vida dos outros aprendizes.
Mas, o que é a simplicidade?
Podemos pesquisar o significado da palavra, a sua etimologia, mas acredito que a resposta é simples demais, pois parece não existir uma resposta para o que é simples. Simplesmente é.
Continuemos a tecelagem dos fios de uma aprendizagem colaborativa, tendo como ponto de partida - o essencial do SER que somos e do que viremos a SER. Seja simples, objetivo, determinado, resiliente e corajoso no desenrolar da arte de construir conhecimentos significativos! Seja você, na sua essência, compartilhando significados e experiências que contemplem uma visão realista e integradora da dinâmica de viver. Os frutos virão, mas primeiro os brotos vão surgir das sementes!
Os humildes compreenderão! É simples! Olhe as crianças, olhe o ciclo da natureza, olhe seus colegas educadores, olhe você, olhe a vida!
Em um mundo cada vez mais fragmentado com certeza a simplicidade é um expediente do qual não podemos abrir mão. Precisamos sim, entender a complexidade do mundo, porém como já nos ensinava Descartes: é preciso ir do simples para o mais complexo.
ResponderExcluirFabiano Mina
Fabiano
ResponderExcluirUma simplicidade inteligente é fundamental, pois ela abre o pensamento do ser humano para a realidade da existência humana. Ela é crítica, dinâmica, revoluncionária, integradora e propicia o desenvolvimento de um pensamento sistêmico, diante da complexidade do mundo em que vivemos.
Penso que, para o aprofundamento e revisão literária, crítica sobre a temática "SIMPLICIDADE INTELIGENTE", a proposta de Edgar Morin - paradigma da complexidade pode nos ajudar.