segunda-feira, 3 de setembro de 2012
domingo, 22 de julho de 2012
APRENDER A CONFIAR
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O psicanalista Winnicott expressou muito bem em suas obras o tema da CONFIANÇA. Olhando para os textos de Winnicott podemos perceber que a CONFIANÇA BÀSICA é o princípio de sustentação para o desenvolvimento de um "eu" saudável e em contínuo amadurecimento.
A semente da confiança vai pouco a pouco sendo cultivada com os valores do conhecimento de si e do outro, respeito à diversidade, capacidade de desenvolver vínculos de gratuidade e um contínuo desinstalar-se de preconceitos e posições limitantes ao crescimento de si e dos outros.
Ouvindo o relato de uma professora do 2º ano Fundamental I pude confirmar que as crianças são "mestras" da confiança que emerge da naturalidade:
A criança Erika triste ao ver a sua amiga Paula com o semblante triste... aproximou-se... e em silêncio apenas olhou nos olhos de Paula. O gesto do olhar espontâneo despertou um profundo sorriso do coração e Paula expressou "Muito obrigada".
Assim, creio que os valores mais sagrados da vida estão ancorados na Confiança e na Gratuidade de ser simplesmente o que se é na essência do ser.
Concluo esta breve reflexão, inspirada em Winnicott, pensando que a fala do gesto espontâneo é muito profunda e que nós podemos reconhecer este gesto de maneira belíssima no rosto das crianças.
Continuemos o caminho de aprender a confiar com gratuidade!!!
Abraços, Eliane Azevedo
domingo, 8 de julho de 2012
APRENDER A CONHECER
Na visão de John Dewey, nós aprendemos quando compartilhamos experiências.
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O conhecimento é fruto de uma significativa interação e esta supõe uma comunicação para além de palavras faladas ou escritas.
Precisamos aprender sentir as palavras e desvendar a profundidade da alma humana.
Aprender a conhecer é um processo maravilhoso de descobertas pessoais e sociais, no qual podemos avançar para olhar o essencial e construirmos pouco a pouco uma visão ampliada de nós mesmos, dos outros e do mundo.
Outro dia, em uma situação dialógica, pude escutar uma expressiva frase pronunciada por um educador para uma jovem e me fez pensar muito no processo de aprendizagem significativa: "você está se deixando conhecer agora" .
Nesta perspectiva, o aprender a conhecer é um processo de deixar-se conhecer para conhecer o que está fora de si mesmo e faz parte de sua vida no universo.
Exupéry na obra "O Pequeno Príncipe" apresenta a grandiosidade do aprender a desvender o mistério do conhecimento: "O essencial é invisível aos olhos".
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E assim a aprendizagem significativa proposta por Ausubel expressa o "sentido" de aprender a conhecer o que faz "sentido" e dá "sentido" ao viver.
Penso que Exupéry, John Dewey e Ausubel expressam a filosofia do aprender a conhecer o significado profundo do aprender a aprender, como nos apresenta os pilares da educação, propostos pela UNESCO (1996): aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Nós, educadores, precisamos conhecer com profundidade a mente e o coração das crianças, jovens e adultos. Juntos podemos experimentar a arte encantadora do aprender a conhecer a essência da vida.
Esta reflexão brotou do desejo de construir o conhecimento de uma maneira interativa, dialógica e com humildade para aprender com as outras pessoas sempre.
O abraço do universo para você, amigo leitor e amiga leitora.
Eliane Azevedo
segunda-feira, 2 de julho de 2012
MISTERIO NA ARTE DE APRENDER
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A palavra Mistério vem do grego mystérion, significando algo secreto, interno e relacionado com a ação de calar mýein.
Assim, quem guarda um segredo é um iniciante no ritual de aprender a grandeza de ouvir o que não se fala, mas o que corre nas veias. Esta reflexão brotou da pergunta realizada por uma criança: o que é o "mistério"?
Sem palavras compreensíveis, eu calei por alguns instantes e a criança disse "Acho que mistério é ficar em silêncio pensando em alguma coisa boa e pensando só com a gente".
Sorri e abracei a criança que me falava da capacidade de sentir algo bom no processo de aprender o que os dicionários não traduzem. Como diz o trecho da música "Mistério": "o meu olhar vem de encontro ao seu". Assim, o olhar da criança e o nosso olhar se encontram quando retiramos o nevoeiro dos olhos.
Cada vez mais, acredito que o olhar espontâneo das crianças é uma pérola preciosa para nós educadores e gestores nas instituições educacionais.
Pesquisamos palavras e muitas vezes deixamos de pesquisar a profundidade da alma da criança que está dentro de nós.
Participamos de muitos eventos educacionais, lemos vários livros, admiramos tantos autores e conferencistas... e o misterioso ato de aprender acontece para além de palavras escritas e faladas. A arte de aprender é um processo de construções significativas e isto acontece quando aprendemos tirar o chapéu para as crianças, jovens e adultos que são capazes de conviver com os momentos de prazer e desprazer, superando os obstáculos e descortinando novas possibilidades diante de tantas incertezas da sociedade contemporânea.
Educadores! O olhar das crianças é uma convocação para a riqueza do misterio na arte de aprender a viver, sonhar, sofrer, amar e conquistar a identidade de pessoas felizes na relação com as outras pessoas.
Pare diante de uma criança e pergunte a ela: o que é o mistério para você?
Com certeza teremos muitas surpresas!!
Abraço, Eliane Azevedo
domingo, 10 de junho de 2012
VIVÊNCIAS PARTILHADAS
Quem é o ser humano na sua essência?
Quem é o outro no mais profundo do ser?
Quem sou eu na relação com as outras pessoas?
Nas oscilações dos tempos modernos, muitas vezes as respostas ficam ofuscadas e caladas.
A utopia e os sonhos ficam enfraquecidos e surge o silêncio do coração humano.
Compreender o silêncio é um desafio e somente quem ama gratuitamente pode "curtir" o valor sublime de conhecer a dimensão da alma humana para além de si.
Estes questionamentos foram tecidos pela voz de uma educadora que diante de seu filho adolescente ficou sem ação e não sabia como fazer a leitura de seu coração e vivências caladas.
Ao final de nosso breve diálogo, a educadora pronunciou "Eu queria ter as respostas faladas pelo meu filho, mas percebo que ele experimenta o silêncio para o amadurecimento da própria identidade".
Creio que nós educadores somos atravessados no dia-a-dia por situações diversas provocando reflexões que mudam a nossa maneira de ver as pessoas e o mundo em que vivemos.
Um feliz mês de junho, abraço, Eliane Azevedo
domingo, 1 de abril de 2012
DANTE ALIGHIERI E A SEMANA SANTA
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A profunda caminhada da “Semana Santa” desafia a todos nós, educadores, para uma atitude de busca da VIDA NOVA no encontro com todas as pessoas.
Fiquei recordando da maravilhosa obra literária, Divina Comédia, de Dante Alighieri, maior poeta da língua italiana.
Dante imaginou que teve um sonho durante a Semana Santa de 1300. O seu poema é um poema narrativo, com grandes detalhes, expressando o encontro com a força e a luz capaz de elevar a alma para a profunda experiência do paraíso.
Creio que o processo de aprendizagem é atravessado por diferentes conteúdos e um deles refere-se ao caminho de superação das forças limitantes, através da conscientização da realidade e da busca para o alcance das forças potenciais – o paraíso, força dinamizadora do bem.
As imagens apresentadas e descritas no poema de Dante são: INFERNO – PURGATÓRIO – PARAÍSO.
O inferno é apresentado como um espaço de rigidez e em forma de funil. Esta imagem, para mim, representa a estreiteza da mente e coração humano que se deixa guiar pelas forças do mal. Uma experiência de fechamento, aniquilamento e sofrimento.
Assim, Dante escreve “Da nossa vida, em meio da jornada, achei-me numa selva tenebrosa, tendo perdido a verdadeira estrada”.
O purgatório é apresentado como uma forma de cone, com abertura para a passagem de um lugar para outro, revelando a capacidade humana de conscientização, num movimento constante para o encontro do humano com o divino. Esta passagem da ignorância para o conhecimento, das trevas para a luz, é um processo de purificação, na experiência confiante da ajuda mútua para alcançar o paraíso.
Assim, Dante escreve “Ó gente humana, para o céu nascida, por que decaís do vento a um sopro incerto?”.
O paraíso, acima do purgatório e como uma imagem no alto da montanha, aponta para a feliz experiência de encontro, no qual se pode ver a face resplandecente do amor que irradia a vida nova na mente e coração humano.
Com Dante, podemos repetir “Ó GLÓRIA de quem tudo, aos seus acenos, move, o mundo penetra e resplandece”.
O paraíso se revela na expressão de quem ama e se torna luz na estrada da existência humana.
Prezados leitores! Desejo a vocês uma semana reflexiva para o alcance do “paraíso” interior que abre as portas para o “bem viver” e “conviver” com todas as pessoas.
Deixemo-nos conduzir pela fonte de luz e amor em nossas vidas!
Feliz semana. Abraços, Eliane
Obs. Este texto foi publicado na minha coluna - Linha Direta www.linhadireta.com.br
Obs. Este texto foi publicado na minha coluna - Linha Direta www.linhadireta.com.br
sexta-feira, 30 de março de 2012
ACREDITE NA VITÓRIA
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Estive, hoje, recordando uma cena literária para mim.
Uma pessoa sentou-se diante da outra pessoa e simplesmente disse "ACREDITE NA VITÓRIA".
A expressão de quem falava irradiava convicção.
A expressão de quem ouvia era de profunda acolhida.
A conversa entre os dois interlocutores durou horas.
Entrevistando a pessoa que falava sobre a "confiança" pude perceber que o essencial estava sendo revelado no momento de reconhecimento de que a vitória é fruto do "burilar" as qualidades e limitações humanas no rico processo de aprender a ser e amar as pessoas como elas são.
Horas, minutos, segundos se passaram...
Voltei ao mesmo local e deparei com as mesmas pessoas.
Percebi que reinava um profundo silêncio entre elas.
Uma voz ecou nos meus ouvidos:
o silêncio é o tempo de saborear os bons momentos que revelam a grandiosidade do coração humano que é capaz de transcender a si mesmo e tudo o que existe ao seu redor.
Vale a pena silenciar o coração e a mente para sentir profundamente que a humanização das pessoas está na capacidade de amar e dar um passo a mais na construção do BEM COMUM.
Que todos nós, educadores, possamos aprender o mistério escondido nas coisas mais simples da vida e assim, possamos colaborar com um projeto educativo humanizador!!!
Abraços, Eliane Azevedo
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