domingo, 22 de julho de 2012

APRENDER A CONFIAR

(Cf. Google imagem)
O psicanalista Winnicott expressou muito bem em suas obras o tema da CONFIANÇA. Olhando para os textos de Winnicott podemos perceber que a CONFIANÇA BÀSICA é  o princípio de sustentação para o desenvolvimento de um "eu" saudável e em contínuo amadurecimento.
A semente da confiança vai pouco a pouco sendo cultivada com os valores do conhecimento de si e do outro, respeito à diversidade, capacidade de desenvolver vínculos de gratuidade e um contínuo desinstalar-se de preconceitos e posições limitantes ao crescimento de si e dos outros.
Ouvindo o relato de uma professora do 2º ano Fundamental I  pude confirmar que as crianças são "mestras" da confiança que emerge da naturalidade:
A criança Erika triste ao ver a sua amiga Paula com o semblante triste... aproximou-se... e em silêncio  apenas olhou nos  olhos de Paula.   O gesto do olhar espontâneo despertou um  profundo sorriso do coração e Paula expressou "Muito obrigada".
Assim, creio que os valores mais sagrados da vida estão ancorados na Confiança e na Gratuidade de ser simplesmente o que se é na essência do ser.
Concluo esta breve reflexão, inspirada em Winnicott,  pensando que a  fala do gesto espontâneo é muito profunda  e  que  nós podemos reconhecer este gesto de maneira belíssima no rosto das crianças.

Continuemos o caminho de aprender a confiar com gratuidade!!!
Abraços, Eliane Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário