(Cf. Google imagem) |
O psicanalista Winnicott expressou muito bem em suas obras o tema da CONFIANÇA. Olhando para os textos de Winnicott podemos perceber que a CONFIANÇA BÀSICA é o princípio de sustentação para o desenvolvimento de um "eu" saudável e em contínuo amadurecimento.
A semente da confiança vai pouco a pouco sendo cultivada com os valores do conhecimento de si e do outro, respeito à diversidade, capacidade de desenvolver vínculos de gratuidade e um contínuo desinstalar-se de preconceitos e posições limitantes ao crescimento de si e dos outros.
Ouvindo o relato de uma professora do 2º ano Fundamental I pude confirmar que as crianças são "mestras" da confiança que emerge da naturalidade:
A criança Erika triste ao ver a sua amiga Paula com o semblante triste... aproximou-se... e em silêncio apenas olhou nos olhos de Paula. O gesto do olhar espontâneo despertou um profundo sorriso do coração e Paula expressou "Muito obrigada".
Assim, creio que os valores mais sagrados da vida estão ancorados na Confiança e na Gratuidade de ser simplesmente o que se é na essência do ser.
Concluo esta breve reflexão, inspirada em Winnicott, pensando que a fala do gesto espontâneo é muito profunda e que nós podemos reconhecer este gesto de maneira belíssima no rosto das crianças.
Continuemos o caminho de aprender a confiar com gratuidade!!!
Abraços, Eliane Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário