(cf. google imagem) |
A palavra Mistério vem do grego mystérion, significando algo secreto, interno e relacionado com a ação de calar mýein.
Assim, quem guarda um segredo é um iniciante no ritual de aprender a grandeza de ouvir o que não se fala, mas o que corre nas veias. Esta reflexão brotou da pergunta realizada por uma criança: o que é o "mistério"?
Sem palavras compreensíveis, eu calei por alguns instantes e a criança disse "Acho que mistério é ficar em silêncio pensando em alguma coisa boa e pensando só com a gente".
Sorri e abracei a criança que me falava da capacidade de sentir algo bom no processo de aprender o que os dicionários não traduzem. Como diz o trecho da música "Mistério": "o meu olhar vem de encontro ao seu". Assim, o olhar da criança e o nosso olhar se encontram quando retiramos o nevoeiro dos olhos.
Cada vez mais, acredito que o olhar espontâneo das crianças é uma pérola preciosa para nós educadores e gestores nas instituições educacionais.
Pesquisamos palavras e muitas vezes deixamos de pesquisar a profundidade da alma da criança que está dentro de nós.
Participamos de muitos eventos educacionais, lemos vários livros, admiramos tantos autores e conferencistas... e o misterioso ato de aprender acontece para além de palavras escritas e faladas. A arte de aprender é um processo de construções significativas e isto acontece quando aprendemos tirar o chapéu para as crianças, jovens e adultos que são capazes de conviver com os momentos de prazer e desprazer, superando os obstáculos e descortinando novas possibilidades diante de tantas incertezas da sociedade contemporânea.
Educadores! O olhar das crianças é uma convocação para a riqueza do misterio na arte de aprender a viver, sonhar, sofrer, amar e conquistar a identidade de pessoas felizes na relação com as outras pessoas.
Pare diante de uma criança e pergunte a ela: o que é o mistério para você?
Com certeza teremos muitas surpresas!!
Abraço, Eliane Azevedo
Parabéns, Eliane, pela capacidade de desvendar, nas palavras, o mistério das pessoas, principalmente das crianças!!!
ResponderExcluirJosé Augusto, muito agradecida pelas palavras. Realmente a vida é maravilhosa e nos ensina a arte de desvendar as profundezas da existência humana. Abraços, Eliane
ResponderExcluir