domingo, 8 de julho de 2012

APRENDER A CONHECER

Na visão de John  Dewey, nós aprendemos quando compartilhamos experiências.
(cf. Google imagem)
O conhecimento é fruto de uma significativa interação e esta supõe uma comunicação para além de palavras faladas ou escritas.
Precisamos aprender sentir as palavras e desvendar a profundidade da alma humana.
Aprender a conhecer é um processo maravilhoso de descobertas pessoais e sociais, no qual podemos avançar para olhar o essencial e construirmos  pouco a pouco uma visão ampliada de nós mesmos, dos outros e do mundo.
Outro dia, em uma situação dialógica, pude escutar uma expressiva frase pronunciada por um educador para uma jovem e me fez pensar muito no processo de aprendizagem significativa: "você está se deixando conhecer agora" . 
Nesta perspectiva, o aprender a conhecer é um processo de deixar-se conhecer para conhecer o que está fora de si mesmo e faz parte de sua vida no universo.
Exupéry na obra "O Pequeno Príncipe" apresenta a grandiosidade do aprender a desvender o mistério do conhecimento: "O essencial é invisível aos olhos".
(cf. Google imagem)
E assim  a aprendizagem significativa proposta por Ausubel expressa o "sentido" de aprender a conhecer o que faz "sentido" e dá "sentido" ao viver.
Penso que Exupéry, John Dewey  e Ausubel expressam a filosofia do aprender a conhecer o significado profundo do aprender a aprender, como nos apresenta os pilares da educação, propostos pela UNESCO (1996): aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Nós, educadores, precisamos conhecer com profundidade a mente e o coração das  crianças, jovens e adultos. Juntos podemos experimentar a arte encantadora do aprender a conhecer a essência da vida.
Esta reflexão brotou do desejo de construir o conhecimento de uma maneira interativa, dialógica e com  humildade para aprender com as outras pessoas sempre.
O abraço do universo para você, amigo leitor e amiga leitora.
Eliane Azevedo

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