sábado, 19 de março de 2011

A GRATUIDADE DOS TRÊS "E"

No encontro,   com  educadores do Colégio Marista Arquidiocesano/SP, sobre a temática “Espiritualidade e Educação”, comecei a construir uma reflexão sobre a conexão de três “E” na dinâmica do aprender a viver.

(cf. google imagem)

OS TRÊS “E”

Educação -   proposta de valores
Espiritualidade -   busca do sentido    da  vida
Espaço de aprendizagem -  rede de relacionamentos



Três “E” sustentados pelo valor da confiança e pela ação dialógica que possibilita o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões da vida.
A constituição do eu da criança, na perspectiva winnicottiana, é atravessada pelo desenvolvimento da confiança e esta se dá na presença de alguém.  Sem esta presença, a criança vivencia uma angústia enorme. Que tipo de presença estou sendo para as crianças? Que tipo de presença estou sendo na vida das pessoas?
A educação como proposta de valores, ancorada em uma espiritualidade que busca compreender o sentido da vida acontece em um espaço de aprendizagem que abraça a pessoa como um “ser-de-relações”. Este é um desafio para a humanização das relações, para o “ser mais” humano e comprometimento com uma nova cidadania, que seja ética, espiritual e planetária.
Vamos aprendendo o ABC da vida, com simplicidade e gratuidade:
A - aprender, amar, ajudar
B – buscar
C – confiar, conectar, colaborar, construir
Vamos aprendendo, no cotidiano da vida, a romper modelos mentais e a construir novos paradigmas na rica dinâmica de um pensamento sistêmico, reconhecendo o valor da interdependência para o bem viver no presente e no futuro do nosso planeta.
Como eternos aprendizes e com muitas razões para viver, vamos aprendendo a esculpir uma bela obra de arte, na conexão dos três “E”. Um aprendizado muito simples e enriquecido pelos gestos de gratuidade, os quais são cultivados na vivência dos valores que são eternos em nós.
Vale a pena aprender, reaprender a arte da interdependência e o cultivo dos gestos mais elevados, na gratuidade do amar as crianças e todas as pessoas.
Vivemos em um mundo capitalista e somos desafiados a uma reflexão para além do capital, acolhendo a riqueza dos momentos gratuitos, os quais eternizam as nossas vidas. Não há dinheiro que possa pagar os frutos dos valores que celebram a grandeza do aprender a maravilhosa conexão do ABC da vida.
Uma educação reflexiva, transformadora e inovadora pressupõe uma nova leitura de meu próprio ser, agir e reagir!
Uma  experiência compartilhada alimenta o sentido da vida e qualifica a nossa presença na vida das crianças e de todas as pessoas.
Continuemos a reflexão:
Que tipo de presença estou sendo para as crianças?
Que tipo de presença estou sendo na vida das pessoas?

12 comentários:

  1. OLÁ ELIANE, PARABÉNS PELO TEXTO TÃO PERTINENTE E QUE NOS FAZ REFLETIR POR ATITUDES TÃO SIMPLES E EFICAZES, UM ABRAÇO DE GIULIANA

    ResponderExcluir
  2. Giuliana

    As atitudes simples tornam a nossa vida mais feliz e com mil razões para viver. Muito agradecida pelas palavras. Vamos refletindo...

    ResponderExcluir
  3. Eliane,boa noite!!!!!!!!!!
    Como foi bom tê-la conosco no Arqui.Para mim em especial foi um momento gostoso,tranquilo,criativo gratificante,enriquecedor,animador e profundo.

    ResponderExcluir
  4. Me tocou bastante e me fez refletir quando você,criativamente,mostrou-nos o transcender da "Sustenta Habilidade".Gostei demais dessa colocação que vem bem de encontro com a Educação e com o SER HUMANO no verdadeiro sentido da palavra.Em tempo... já passou do tempo... mas sempre há tempo... de correr atrás do tempo que passou... e unirmos FIOS. A teia sempre existirá, basta boa vontade,olhos para ver,braços para acolher,sorrisos para se dar e paixão pelo que se faz.Um fio ligado a outro fio faz toda diferença na vida do outro.Nada mais belo do que "aprender a conhecer,fazer,conviver e ser".Quando há encantamento,há alegria,parceria,envolvimento, confiança e cria-se o vínculo surgindo novas possibilidades de aprendizagem,desabrochando a capacidade de aprender.
    Eu ficaria por horas conversando ou ouvindo você.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quem te escreve é a professora Célia Barros que conversou com vc na saída e me disse que havia acompanhado durante a sua apresentação,a minha atenção e participação. Lembra-se?
    Vou enviar a vc um relato a respeito de um aluno que tenho esse ano.Estou impressionada com sua Espiritualidade.Creio eu que seja uma teia se formando, com fios que estavam soltos ao vento por ai...Um abraço. Célia

    ResponderExcluir
  6. Célia
    Muito agradecida pelos comentários! Cada momento da nossa vida é único e precisamos aprender a arte de vivê-lo com intensidade. Amei estar com vocês no Arqui. Vamos construindo uma educação reflexiva, interativa, dialógica e acima de tudo com amorosidade. Esta é a diferença de nossa vida na vida das outras pessoas. Aguardo com carinho o relato sobre a espiritualidade de seu aluno. Compartilhando experiências, vivemos mais intensamente os significados da vida. Que o nosso próximo encontro de maio fortleça os nossos vínculos pelo bem das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eliane, parabéns pela nova produção.
    São ótimos os conteúdos.
    Receba os cumprimentos da Equipe do Jornal O Transcendente - subsídio pedagógico para o ER.

    Abraço, Roseli Cassias Pereira

    ResponderExcluir
  8. Roseli
    Muito agradecida.
    Juntos podemos ajudar as pessoas, contagiar o planeta com pequenos e simples gestos de amor transcendente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eliane, bom dia!
    Gostei muito do seu texto.Realmente são as atitudes simples que tornam nossa vida mais plena. Que essas atitudes simples invadam nossos corações de estudantes e educadores.
    Abraço
    Arnilde

    ResponderExcluir
  10. Arnilde
    As expressões simples contagiam a nossa vida e vamos em frente no caminho de sempre "aprendizes".
    Grata pelo comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Por um dia entrei na sala de uma professora, cujo o nome não posso escrever e estava escrito na lousa:

    12/05/2011 - Hoje é o melhor dia da minha vida!

    Pouco curiosa, perguntei quem havia escrito aquilo e o que havia acontecido para ser o melhor dia da sua vida!

    Me surpreendi com a resposta de alguns alunos que não esperaram nem eu terminar a pergunta:

    - Quem escreveu foi a nossa Professora. E hoje é o melhor dia da nossa vida por que não sabemos se estaremos vivos amanhã.

    NUNCA PENSEI QUE OUVIRIA ISSO DE CRIANÇAS DE 7 ANOS DE IDADE!!!

    Claro que já tinha ouvido isso antes. Mas ouvir isso das crianças...Foi como se Deus quissese me despertar pra vida, pra fé que sempre me fez otimista demais.

    Aquela situação me fez logo pensar em algo extraordinário!

    Nossa!!! Como pude me esquecer de viver hoje? Viver a simplicidade do meu dia? Das pessoas que rege esse meu cotidiano? Minha família? de agradecer por estar aqui, com saúde? Como pude deixar de viver como se fosse o último dia da minha vida?

    E se realmente fosse o meu último dia?

    Me passaram tantas coisa na minha mente...

    Mas ficou a lição da professora que escreve na lousa e ensina seus alunos a viver cada segundo como se fosse o último!

    Ter amor a vida, a oportunidade de estar aqui, a ter fé e fazer a diferença. Achei muito bonito quando essa professora disse que não queria ser uma página em branco na vida dessas crianças.
    Tenho certeza que este livro está cheio de histórias lindas.

    E me emocionou tanto que compartilho em forma de depoimento essa experiência única com vocês!!!!

    HOJE É O MELHOR DIA DA MINHA VIDA!

    Será que esse texto faz vc pensar no que é TRANSCEDER?

    ResponderExcluir
  12. Gigi! Que experiência encantadora e provocadora de reflexão!
    Que belo encontrar no olhar e na fala das crianças o sentido de algo mais profundo, mais humano e mais divino na vida. Esta é a grandeza dos encontros humanos que nos tornam mais gente, mais amorosos e abertos para o desenvolvimento da capacidade de transcender. A vida está repleta de histórias lindas e a sua experiência faz parte de mais um capítulo na vida de tantas outras pessoas. Muito agradecida pela reflexão.
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir