domingo, 3 de abril de 2011

VÍNCULOS NA REDE DE RELAÇÕES

(cf. google imagem)

As metáforas provocam em nós imagens e significados que ultrapassam a nossa capacidade objetiva de decifrar o presente materializado. Este movimento  abre espaço para o que é mais lindo na existência humana – a capacidade de estabelecer vínculos saudáveis.
São inúmeras as experiências do dia-a-dia e muitas vezes estamos imersos na velocidade, na complexidade do espaço e do tempo, que não percebemos a grandeza dos encontros humanos. Estamos imersos, tantas vezes, em um mundo da nomeação, da ausência do mistério e da carência de sentimentos mais elevados.
Pensar em educação é pensar no conhecimento como encontro e expressão da formação de vínculos em uma rede de relações contextualizada. Um encontro significativo salva a vida de uma criança e salva a vida de um adulto. Acredito no processo dinâmico do aprender a viver, em um mundo fragmentado e de crescente invisibilidade “presencial”. Carecemos da presença do outro e tudo se torna demais “virtualizado”. 
 Há quinze dias, uma criança de cinco anos veio ao meu encontro. Ela aproxima e diz “Oi. O que você está fazendo?” Naquele momento, fiquei surpresa com a expressão espontânea e de proximidade. Nós não nos conhecíamos ainda.  Carinhosamente nos apresentamos e depois eu falei que estava preparando uma palestra para professores. Ela sorriu e disse “Eu estou desenhando, vou buscar para você ver”. Que lindo! A criança sai correndo pelo pequeno corredor, entra em outra sala, pega o papel e volta correndo. O seu olhar me encantou e sorrindo ela me entrega a pintura do seu desenho. Com o papel nas mãos eu disse “Um coração cheio de corações pequenos!” Ela responde “Não. Não é coração dentro de coração. Aí dentro tem é riscos”. A profundidade das suas palavras tocou meu coração e saiu uma palavra “Riscos?” E ela prossegue “Dentro do coração tem riscos. São as emoções”. Emocionada com a grandeza de sua alma, eu falei “Emoções?” Neste momento, pude compreender o que são as emoções no estabelecimento de vínculos na rede de relações. A criança apresenta o significado “Emoções é o que faz a gente se amar, ser feliz, ter amizade...”
Este encontro expressa a importância da presença do ser humano na vida do outro ser humano e esta se dá no face-a-face, olhos nos olhos, palavra-silêncio, manifestações do que existe de mais sagrado dentro de cada pessoa.
A formação de vínculos no ambiente familiar, social, organizacional é atravessado por inúmeras situações que provocam em nós uma transformação, quando estamos abertos para a travessia de novos paradigmas, de novas idéias e de novas atitudes.
Cultivemos o olhar do coração e da mente para uma construção sustentável de vínculos na nossa rede de relações.
Fonte: Coluna  Eliane Azevedo - Projeto Linha Direta em Educação
           http://www.linhadireta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário