quinta-feira, 21 de março de 2013

ENIGMA NA EDUCAÇÃO



Hoje, fiquei surpresa com uma pessoa especializada em educação. Ela falava sobre os "Enigmas" e a Esfinge da mitologia grega.

O que são enigmas?
Um mistério a ser desvendado, decifrado!

Paulo Freire em outras palavras escreveu "a leitura do mundo precede a leitura da palavra".

O aprendiz aprende a leitura da vida buscando respostas! E as respostas devem ser uma construção mútua de quem aprende sem medo de responder o que se tem na alma.

O processo de conhecer na dinâmica da vida é um quebra-cabeça!
Assim, o Édipo Rei de Sófocles pergunta sobre o "enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te": Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?


Cf. google imagem
 

A literatura retrata que Édipo respondeu assertivamente "É o ser humano. Engatinha quando bebê, anda sobre dois pés quando adulto e recorre a uma bengala na velhice".

Pensando na arte de aprender a conhecer, podemos relacionar com o processo de retorno interior - uma volta para dentro de si e uma conquista espontânea do autoconhecimento. Somos um mistério insondável e pouco a pouco alcançamos a maturidade para a leitura pessoal e interpessoal. Uma leitura que ultrapassa as palavras faladas e escritas. Uma leitura da simbologia que só a alma pode decifrar.
 
Quem não busca respostas e não aprende a arte de  dar respostas será "estrangulado" pelo próprio interior, pois ficará detido e bloqueado por si mesmo!
 
A Esfinge... nos faz pensar na capacidade de ir além da simples leitura de palavras e avançar na grandiosidade do autoconhecimento e do conhecimento das outras pessoas.
Uma resposta é universal "Sou humana, sou humano". O ser humano é o que somos e esta consciência nos ajuda na travessia da vida com humildade, flexibilidade e coragem de aprender em todas as circunstâncias.
 
Somos educadores aprendizes e precisamos aprender a arte de decifrar o eu, o nós - SER HUMANO.
Uma educação reflexiva e interativa pressupõe um olhar para o insondável "Ser Humano".
 
Vamos decifrar o coração da vida ?
Uma feliz caminhada interior para você.
Abraços, Eliane Azevedo

Fonte: www.linhadireta.com.br coluna Eliane Azevedo

2 comentários: