domingo, 3 de fevereiro de 2013




(cf. google imagem)

PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA REDE DE RELAÇÕES

Eliane Azevedo*

A sociedade atual marcada pela velocidade, instantaneidade e fragmentação das relações interpessoais desafia os educadores para uma pedagogia da presença na rede de relações educacionais. De um lado o desejo de proximidade, de escuta atenta da vida do outro ser humano e de outro lado a descartabilidade que gera o vazio existencial. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, na obra “Amor líquido” apresenta uma reflexão interessante para o cultivo da proximidade e a saída do narcisismo que aprisiona a alma humana. Transcrevo a citação de Bauman “Aceitar o preceito de amor ao próximo é o ato de origem da humanidade. [...] Amar o próximo pode exigir um salto na fé. O resultado, porém, é o ato fundador da humanidade”.

Um salto na fé exige a coragem de VER – ESCUTAR – SENTIR o que está para além de si e abre horizontes para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.  As crianças e adolescentes desejam uma proximidade fecunda para não serem consumidos pelos meios de comunicação social que muitas vezes cristalizam atitudes de fechamento ao encontro face a face.

Ouvindo uma adolescente, nesta semana, pude reconhecer na adolescência atual o desejo gritante para interagir com as pessoas de uma maneira próxima e dialogal. A sua demanda central “Ninguém tem tempo para ouvir o que quero falar, meus amigos não olham nos olhos e ficam apenas frente aos celulares, no facebook...”. A mídia favorece a criação de uma rede de relacionamentos, mas o vazio existencial clama por uma proximidade humana e uma pedagogia da presença na vida do outro.

O que vem a ser a pedagogia da presença na rede de relações?

Uma maneira de tornar-se presente na vida das pessoas como seres humanos e não como objetos, cultivando a capacidade de escutar, ver, sentir a vida na sua essência e na magnitude do desenvolvimento humano nas dimensões física, psíquica, cognitiva, afetiva, espiritual e relacional.

Várias pesquisas acadêmicas procuram estudar a rede de relações e a construção de significados para um desenvolvimento saudável. Creio que a pedagogia da presença é uma pedagogia de tornar-se presente-presença e nós educadores somos desafiados para escutar, ver e sentir o sonho das outras pessoas. Assim, finalizo esta reflexão com a poética de Rubem Alves:

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança:
tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores [e educadoras], antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deviam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.
"
 
* Colunista - Linha Direta www.linhadireta.com.br
Fonte: Revista Linha Direta: Inovação - Educação - Gestão.  Janeiro, 2013, p.42.

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