terça-feira, 21 de outubro de 2014

APRENDER


cf.google imagem

Aprender é uma arte cultivada no cotidiano da vida e nas mais diversas experiências do viver. Aprender ultrapassa os muros escolares e requer uma disposição interior e exterior para seguir aprendendo. Neste caminho, o ser humano amadurece a sua capacidade de diálogo, escuta, estabelecimento de vínculos, interlocução, comprometimento e contribuição para que todas as pessoas possam desenvolver os seus potenciais na dinâmica colaborativa do viver aprendendo.
Aprender é o foco da educação. Um novo aprendiz emerge com curiosidade diante da velocidade dos tempos atuais. Um novo professor emerge como mediador de uma aprendizagem significativa. Uma nova escola poderá emergir da busca de novas metodologias para o aprender que tenha a formação integral do ser humano como prioridade.
A aprendizagem humana é relacional, dialógica, interativa e colaborativa. Para empreender este processo, as escolas precisam definir com clareza o que se pretende alcançar, que resultados quantitativos e qualitativos na educação. Este processo requer um planejamento, monitoramento e avaliação constante, o que favorecerá um reordenamento constante das ações a serem realizadas. Para o sucesso do processo ensino e aprendizagem é importante a promoção de um ambiente educacional de confiança, valorização dos potenciais de cada pessoa e estabelecimento de vínculos que favoreçam o trabalho colaborativo.
Aprender é avançar no olhar para a realidade e para além da realidade atual. Aprender é expressão da curiosidade e criatividade no processo de desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais.  Esta reflexão possibilita pensar na importância do trabalho em equipe, no aprender com os erros, no desenvolvimento da autoconfiança, no respeito às diferenças, na capacidade de resolver problemas e de  desenvolver o espírito colaborativo para a constituição de um novo aprendiz (curioso e criativo), um novo professor (mediador de experiências significativas), uma nova escola  (aberta e inovadora para as novas formas de aprender e ensinar) visando a formação integral do ser humano.
Para Leonardo da Vinci, aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
Aprender é  conquistar a  confiança de seguir em frente aprendendo sem medo do que virá.
Aprender é sonhar com um conhecimento sempre novo e inovador que conduz a realização pessoal e coletiva. Aprender é voar com as asas do “olhar” -  investigar, desejar descobrir algo novo, superar as limitações, avançar em novas estradas e do “amar” – saborear as experiências significativas, envolver com o conhecimento que produz frutos no saber viver nas diversas circunstâncias e realidades do mundo atual.
Abracemos o voo do aprender que vai além das experiências e conteúdos conhecidos. Tenhamos a coragem de aprender a aprender sempre.
Boa reflexão, abraços, Eliane Azevedo

2 comentários:

  1. "APRENDER A VOAR COM AS ASAS DO OLHAR!" Eliane, amei o seu texto, me chamou a atenção do primeiro ao último parágrafo. Suas colocações ampliam a nossa visão e nos mostra que aprender é um processo reflexivo, "arte a ser cultivada", que nos acompanha ao longo da vida. É o que nos mantém vivos pois aprender é viver. É acompanhar a evolução dos tempos. Você arrasou! Obrigada por mais esta reflexão, mais um "um brinde ao aprender! Abraços, Alicirje

    ResponderExcluir
  2. Grata pela postagem. Realmente a vida nos convida para aprender a voar com as asas do olhar.

    ResponderExcluir