quarta-feira, 16 de abril de 2014

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS


(cf. google imagem)
 
Atualmente crescem os estudos sobre a temática das Habilidades Socioemocionais e confirma-se que estas habilidades devem ser estimuladas desde os primeiros anos de vida. Estive participando de um grupo de debate sobre a Teoria dos Jogos - os "jogos psicológicos" e fiquei pensando  no desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais  para um relacionamento interpessoal saudável.
 
Segundo Claude Steiner, no seu livro Os Papéis que vivemos na vida, o "Jogo" é o evento transacional que produz a recompensa que leva adiante o Script. Assim, o jogo tem sempre um final previsível, terminando com um mal estar e uma confusão para poder chegar a um benefício emocional para as pessoas que estão no jogo, sendo o maior benefício manter o script. O script é  como uma única forma de atuação da pessoa.
O jogo psicológico é apresentado por Berne, autor da obra Os Jogos da Vida, com alguns passos e assim comecei a fazer uma releitura sobre os mesmos:
 
- isca , a parte oculta, inconsciente  da pessoa A
- fraqueza, o ponto fraco, vulnerável da pessoa B
- resposta,  a entrada da pessoa B no jogo
- mudança,  a troca de papéis da pessoa A e da pessoa B; a pessoa A gera mudança na pessoa B e emerge surpresas
- confusão, momento de perplexidade com a mudança e preparando o benefício final
- benefício final, o prêmio da pessoa A e da pessoa B no final do jogo.
 
Os jogos interpessoais para serem superados e para que o benefício final seja o prêmio do encontro verdadeiro entre as pessoas é necessário uma sólida base socioemocional.  Assim, penso que as habilidades socioemocionais favorecem o amadurecimento pessoal  e envolvem o autoconhecimento, a autoestima, a capacidade de resolução de conflitos, a capacidade de superar as frustrações, a convivência social, a facilidade de relacionamento e a tomada de decisão.
 
As famílias e as escolas são ambientes para o cultivo do aprendizado interpessoal e devem ter como foco a pessoa por inteiro, em todas as dimensões do viver - corporal, intelectual, psíquico, espiritual, social, profissional e enfim relacional para o desenvolvimento da confiança, liberdade, empatia e solidariedade.
 
Nos vínculos que estabelecemos torna-se essencial:
- olhar a outra pessoa na sua realidade
- olhar para si na sua realidade
- estender a mão para ajudar o outro
- deixar-se ser ajudado, ajudada pelo outro
-  perdoar e  amar  a si mesmo
- perdoar e amar o outro como ele é, ajudando-o a ser cada vez melhor
- proclamar que o sentimento mais nobre e puro vem da gratuidade de simplesmente amar com  transparência  e desprendimento
- cultivar o encontro com o verdadeiro Eu
- alegrar com os passos que ultrapassam os "jogos da vida" e que conduzem para o prêmio final da verdadeira felicidade.
Boa leitura e reflexão.
Abraços, Eliane

2 comentários:

  1. Oi, Eliane, há tempos, em uma palestra, você dizia que todo espaço de aprendizado é uma oportunidade para se desenvolver as competências que serão necessárias ao longo da vida e neste texto, parece que você completa, colocando a importância da base socioemocional e formação da pessoa por inteiro. Achei importante também, você elencar o essencial para se estabelecer relações, vínculos eficazes, importantes para serem vivenciados na caminhada para alcançar prêmio final da verdadeira felicidade. Obrigada, por mais esta contribuição que nos leva a refletir sobre a nossa vida. Abs, Jê

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  2. Jê. As suas palavras me fizerem recordar do encontro com os professores e o nosso debate sobre as Competências para viver a VIDA de uma maneira amadurecida. Vamos caminhando neste aprendizado de aprender a aprender. Abraços, Eliane

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