sábado, 27 de julho de 2013

CULTURA DO ENCONTRO

(cf.google imagem)

A cultura do encontro é sustentada pela seiva do diálogo sincero e construtivo.
Vivemos uma época de valores diversos atravessando as relações interpessoais e uma época gritante pelo desenvolvimento da cultura do encontro que promove atitudes de partilha, escuta, respeito, diálogo, solidariedade e acima de tudo amor gratuito.
 
O encontro acontece quando o ser humano se dispõe para tocar a vida do outro e a sua vida com consciência ética, buscando a sacralidade do existir e o cuidado com o essencial.
 
O encontro, na cultura da descartabilidade,  sufoca e destrói o sentido do viver humano.
 
O encontro, na cultura da vida, promove os laços que sustentam o amadurecimento saudável da pessoa humana em todos os momentos e circunstâncias. Assim,  o diálogo nasce dos corações e mentes corajosas para cultivar a riqueza do olhar nos olhos e estar face a face no processo de aprender a SER  melhor no mundo em que  se vive.
 
Muitos escritores, ao longo dos séculos, apresentam as palavras coroadas pela vinculação das letras.
 
Cecília Meireles nos brindou com os seus versos:
 
Permite que eu volte o meu rosto
para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho
como as estrelas no seu rumo.
 
Na brilhante obra de Saint-Exupéry, o  Pequeno Príncipe fala das estrelas iluminadas...
 
"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
 
Reinventando a vida, nós podemos aprender a docilidade dos sonhos para  seguir o rumo das estrelas!
Reinventando a vida com amor nós podemos realizar a revolução do AMOR que vence todos os obstáculos e "sofrimentos". Unamos nossas vozes para cantar um hino ao AMOR que faz novas todas as pessoas no Planeta Terra.
 
Pensemos no céu maior e mais profundo!
Com Cecilia Meireles e o Pequeno Príncipe deixo  o sorriso das estrelas para os amigos leitores.
 
Eliane Azevedo

2 comentários:

  1. Eliane, simplesmente adorei!. Ler um texto sobre a "Cultura do Encontro" num momento em que a transitoriedade e a "descartabilidade" imperam quase impedindo a reflexão em questões existenciais... é incentivador. As relações afetivas nos influenciam holisticamente. Como você escreveu, vamos continuar reinventando a Vida...reinventando o Amor!!!Obrigada, Jê

    ResponderExcluir
  2. Jê. A vida é transitória e a revolução é viver com gratuidade os encontros interpessoais com o olhar na fonte da verdadeira VIDA - DEUS.Abs

    ResponderExcluir