google imagem |
Um espaço de cuidado é fundamental na vida humana. E assim escutei, no belo espaço da PUCPR, algumas vozes de educadores no X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2011.
A vida é um grito ao cuidado. Precisamos sentar na cadeira da vida e acolher a diversidade humana na sua potencialidade e vulnerabilidade. Precisamos levantar da cadeira da vida e dar passos para uma ação solidária e cuidadosa com as pessoas na sua essência.
Pesquisas com crianças expressam a potencialidade de um ser aprendente e desejante de uma sociedade pautada na "solidariedade prática".
Pesquisas com educadores expressam a urgência de uma formação docente que ultrapasse a dimensão estratégica de um SABER PEDAGÓGICO LIMITANTE e que possa INTEGRAR as EXPERIÊNCIAS VIVIDAS no contexto sócio-cultural.
Pesquisas revelam que os currículos não são apenas conteúdos estruturados e hierarquizados, mas contemplam os encontros nos corredores das instituições educacionais e momentos diversos dentro e fora da sala de aula.
Pesquisas traduzem a inovação da EAD e são enriquecidas com uma profunda humanização da tecnologia, trazendo para o processo de aprendizagem o foco de uma construção relacional. Neste processo emerge uma atenção especial aos nossos irmãos cegos e surdos que interagem nas salas de aula da EAD. Para além de palavras escritas, faladas e de imagens, o processo de aprendizagem é um desafio relacional.
A dimensão do cuidado nos abraçou no EDUCERE 2011 e assim podemos compreender que os valores "Respeito, amor, espiritualidade e justiça social" são as nossas bússolas para uma vida mais saudável e uma educação integradora.
Vamos sentar na cadeira da vida, por uns instantes e refletir...
Vamos em frente, caminhando para um LEVANTAR ancorado na fortaleza de uma ação comunicativa e solidária.
Continuo pensado na cadeira gigante da PUCPR. Um espaço provocador de reflexões e de visão de futuro!!!
Grande abraço,
Eliane Azevedo - Colunista www.linhadireta.com.br
Eliane Azevedo - Colunista www.linhadireta.com.br
Texto oportuno, Eliane.
ResponderExcluirJá é tempo de formar docentes capacitados a ultrapassar o SABER PEDAGÓGICO LIMITANTE para INTEGRAR as EXPERIÊNCIAS VIVIDAS em cada contexto sócio-cultural.
Essa atenção ao que “de fato” dá carne aos currículos é fundamental e muito provocativa para nossas preocupações também em ER.
Pelo jeito, o EDUCERE 2011 motivou mesmo.
Parabéns aos organizadores e também a você pela participação ativa no Encontro.
Amplexos,
Prof. Afonso Soares - PUC/SP
Pós-graduação em Ciências da Religião
Afonso
ResponderExcluirGrata pelo comentário.
O EDUCERE foi inspirador e provocador de reflexões para as várias áreas no contexto da educação.
Vamos em frente, pois o caminho se faz caminhando... aprendendo.
Abraços, Eliane