Queridos leitores e seguidores do blog TRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO!
Um feliz domingo para vocês!
Agradeço a visita, leitura e comentários postados no blog. A vida é uma escola e aprendemos de diversas maneiras. No mundo contemporâneo avançamos para a interatividade e conhecimento virtual. São tantas as informações e pérolas de contéudo disponíveis! Um avanço tecnológico extraordinário, mas também propiciador de muitas cópias.
Somos desafiados para um novo olhar e uso da tecnologia de maneira ética, bem como para a produção e publicação de textos literários.
Parece que muitas pessoas não conseguem perceber o próprio potencial e acabam transcrevendo textos na íntegra, de forma literal, não citando a fonte e o autor.
Por que anular os autores dos textos e a fonte dos mesmos?
O que mobiliza tal contemplação de textos e expressões poéticas idênticas ao outro?
Será o que a psicanalista Melanie Klein diria isto?
Quais os valores invadem nossas mentes e ações?
Estou provocando uma reflexão com todos os leitores!!!
Os escritos publicados nas mais diversas fontes do mundo atual são fontes de inspiração para novos conhecimentos, mas a citação literal deve conter a fonte e autor, ainda mais quando se refere a material já publicado em revista impressa e também disponíveis online. Cópia idêntica é demais!!!
Tenho escrito neste blog, buscando construir uma rede de relações educacionais e colaborar para uma aprendizagem interativa e colaborativa, conforme a proposta do mesmo.
Os insigths pessoais pertencem ao autor e depois de compartilhados são enriquecidos por mais vidas, construindo novos conhecimentos, fazendo parte do mundo e para o mundo.Mas, com direito de REFERÊNCIA LITERÁRIA (citação da fonte e do autor) nos parágrafos e quase todo o texto na íntegra.
Amo escrever e compartilhar com as pessoas por este mundo afora, mas sinto responsável para o desenvolvimento de valores éticos na construção literária e para o avanço tecnológico na educação, isto é uma educação inovadora para escolas inovadoras.
Vamos cultivar o potencial interno, mas de forma criativa. Que os pensamentos dos outros sejam fonte de inspiração para novas produções e não cópias.
Nesta manhã, partilho com todos vocês a minha intenção com os escritos no blog e em revistas. São escritos que desejam provocar uma reflexão e cultivo de valores maiores!
Esta realidade faz pensar em limitar certas postagens, mas todas com direitos autorais.
Abraço fraterno, Eliane Azevedo
Em 12 de junho de 2011
Infelizmente a ética e o respeito são desconhecidos para muita gente.
ResponderExcluirÉ verdade!
ResponderExcluirO desenvolvimento dos valores transformados em ação deve ser uma luta cotidiana de nossas vidas! Vamos lutando para que estes princípios possam tocar a mente e a vida das pessoas.
Travessias! Coisa bonita! Vamos atravessando! Rodeados por uma multidão de testemunhas, a maior parte anônima e humilde!
ResponderExcluirTravessia é algo muito lindo e encantador!
ResponderExcluirEsta expressão é muito significativa para mim e assim surgiu TRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO.
Neste processo são muitas as pessoas que colaboram para o desenvolvimento dos textos postados e sou grata por todos os comentários. É enriquecedor esta interatividade e sintonia em nossa TRAVESSIA NA ARTE DE TECER REDES EM EDUCAÇÃO.