domingo, 12 de junho de 2011

ÉTICA LITERÁRIA e AVANÇO TECNOLÓGICO na EDUCAÇÃO INOVADORA

Queridos leitores e seguidores do blog TRAVESSIAS EM EDUCAÇÃO!

Um feliz domingo para vocês!
Agradeço a visita, leitura e comentários postados no blog. A vida é uma escola e aprendemos de diversas maneiras. No mundo contemporâneo avançamos para a interatividade e conhecimento virtual. São tantas as informações e pérolas de contéudo disponíveis! Um avanço tecnológico extraordinário, mas também propiciador de muitas cópias.
Somos desafiados para um novo olhar e uso da tecnologia  de maneira ética, bem como para a produção e publicação  de textos literários.
Parece que muitas pessoas não conseguem perceber o próprio potencial  e acabam transcrevendo textos na íntegra, de forma literal, não citando a fonte e o autor.
Por que anular os autores dos textos e a fonte dos mesmos?
O que mobiliza tal contemplação de textos e expressões poéticas idênticas ao outro?
Será o que a psicanalista Melanie Klein diria isto?
Quais os valores invadem nossas mentes e ações?

Estou provocando uma reflexão com todos os leitores!!!
Os escritos  publicados nas mais diversas fontes do mundo atual são fontes de inspiração para novos conhecimentos, mas a citação literal deve conter a fonte e autor, ainda mais quando se refere a material já publicado em revista impressa e também disponíveis online. Cópia idêntica é demais!!!

Tenho escrito neste blog, buscando construir uma rede de relações educacionais e   colaborar para uma aprendizagem interativa e colaborativa, conforme a proposta do mesmo.
Os insigths pessoais pertencem ao autor e depois de compartilhados são enriquecidos por mais vidas, construindo novos conhecimentos, fazendo parte do mundo e para o mundo.Mas, com direito de REFERÊNCIA LITERÁRIA (citação da fonte e do autor) nos parágrafos e quase todo o texto na íntegra.

Amo escrever e compartilhar com as pessoas por este mundo afora, mas sinto responsável para o desenvolvimento de valores éticos na construção literária e para o avanço tecnológico na educação, isto é uma educação inovadora para escolas inovadoras.

Vamos cultivar o potencial interno, mas de forma criativa. Que os pensamentos dos outros sejam fonte de inspiração para novas produções e não  cópias.

Nesta manhã, partilho com todos vocês  a minha intenção com os escritos no blog e em revistas. São escritos que desejam provocar uma reflexão e cultivo de valores maiores!

Esta realidade faz pensar em limitar certas postagens, mas todas com direitos autorais.

Abraço fraterno, Eliane Azevedo
Em 12 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SINTONIA NA ARTE DE APRENDER

(cf. google imagem)
Na travessia da vida, surpreendidos pela simplicidade das pessoas, aprendemos que viver é algo maravilhoso e que o conhecimento é fruto dos nossos desejos de humanização para todas as pessoas. 
Hoje, pude escutar alguém dizendo “o que tenho é sintonia”. Que rica expressão! Esta escuta me fez pensar na arte de aprender em sintonia com os valores que promovem o bem viver!
Nossos ambientes educacionais, nossos lares tantas vezes carecem das verdadeiras sintonias para a inovação do processo de construção do conhecimento.
Alguns pontos de reflexão:
  •  Sintonia é uma energia conectiva que faz desabrochar o potencial criativo do aprendizado
  •  Sintonia é um bem querer sem explicação
  •  Sintonia implica em renovação e busca do sentido da vida
  •  Sintonia é algo que precisa ser cultivado entre as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos
  • Sintonia ultrapassa a capacidade intelectual de conhecer, mas é parte integrante do processo de aprendizado
  •  Sintonia é a potencialidade de ser e do vir-a-ser
  • Sintonia, enfim, é uma construção do coração para novas descobertas e empreendimentos na travessia da vida
A relação educador-educando, aprendiz-aprendiz, deve ser como uma teia construída com fios significativos e carregados de sintonia.  Nos “bancos”, que hoje já não são mais bancos, da escola deveriam estar registrados “aqui se aprende com sintonia as palavras do viver para o sucesso pessoal, social e profissional”.
Um desafio para o nosso mês de junho: vamos refletir sobre o potencial criativo das sintonias na rede de relações educacionais.
O sucesso de uma pessoa e de uma instituição educacional está na capacidade de sintonizar os sonhos, os desejos e empreender uma ação conjunta para o desenvolvimento de todos os seres vivos.

Um grande abraço, Eliane
Fonte: http://www.linhadireta.com.br/pages/coluna.php?codigo=Eliane%20Azevedo