quinta-feira, 5 de maio de 2011

PROTAGONISTAS NO PALCO DA VIDA

                                                                            (cf. google imagem)

Numa linda e silenciosa manhã, diante de um lago, eu estava ouvindo o canto dos pássaros e o barulho dos patos na água. Escutar a natureza é algo surpreendente e inspirador. Fiquei pensando na poética do silêncio e lembrei-me da frase de Nelson Mandela “Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe no coração”. Linguagem e silêncio são meios fundantes das relações de encontro. O encontro supõe uma capacidade de comunicação, depende da relação estabelecida e de uma experiência de “encantamento”. As pessoas que cultivam a arte do encantamento com a beleza da natureza, com a beleza do outro humano, com o reconhecimento da própria beleza interior revelam uma disposição para serem protagonistas no palco da vida.
            A representação mental e afetiva das imagens procedentes do compartilhamento de experiências e significados nos encontros interhumanos, com o universo, com o próprio ser, possibilita avançar na construção de vínculos favoráveis para o desenvolvimento humano em todas as dimensões do ser e do vir-a-ser, do presente e do futuro.
            O mundo atual é invadido pela corrida do tempo e assim pouco tempo as pessoas possuem para a contemplação da beleza da natureza, pouco tempo para ouvirem os pássaros e o barulho das águas, pouco tempo para escutarem a si e os outros, pouco tempo para a maravilhosa arte de compartilhar a vida.
Alfonso López Quintás, em sua obra Inteligência Criativa: descoberta pessoal de valores, apresenta reflexões interessantes sobre o ENCONTRO. Para este autor, o encontro “implica entreverar o próprio âmbito de vida com o de outra realidade que reage ativamente diante da minha presença”. Creio que o verdadeiro encontro é um ativador de possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento criativo do ser humano.
Ser protagonista no palco da vida e diante da vida supõe disposição para enfrentar desafios e construir um sentido de integridade pessoal, supõe motivação e capacidade de realizar ações com autonomia e comprometimento, supõe o cultivo da autoconfiança – da confiança no outro, da confiança no Transcendente, supõe criatividade para aflorar o potencial interno e ter como foco o aprender a viver. Ser protagonista no palco da vida requer sair de trás das cortinas, tirar as máscaras, subir no palco acreditando que é possível vencer as dificuldades e escolher sempre a busca do triunfo interior. Como diz Guimarães Rosa, na última frase de sua obra Grande Sertão Veredas – “Existe é homem humano. Travessia”.
Desde o nascimento, nós, crianças, adolescentes, jovens, adultos desejamos e sonhamos com a relação de mutualidade. Aprendemos a linguagem e o silêncio para a comunicação de nosso eu mais profundo. Muitas vezes, no decorrer dos anos, desaprendemos esta maravilhosa arte de viver e ficamos imersos na superficialidade e automatismos nas relações interpessoais.  Creio que nos centros educativos, nós precisamos resgatar a filosofia do aprender a SER HUMANO, para o desenvolvimento de uma ação empreendedora no palco da vida – colaborar para que o ser humano seja - um ser humano consciente de si, autoconfiante, resiliente, corajoso, disposto a enfrentar desafios, comprometido, em busca de harmonização e integridade, disposto para a travessia do encontrar-se, encontrar com os outros humanos, com todos os seres vivos e com Deus.
Unidos e juntos podemos fazer esta travessia na educação para a vida.

4 comentários:

  1. Olá cara amiga,
    gostei do seu texto,é convidativo a um viver mais profundo e verdadeiro. De fato, vivemos uma vida tão superficial e mecânica. Poucos possuem o privilégio de atentarem-se às questões existenciais que vc aborda. Penso que todos ganharíamos em saúde e sentido do viver se nos enveredássemos pelos caminhos da pedagogia contida no seu texto.

    Grande abraço!
    Luciney.

    ResponderExcluir
  2. O seu comentário me faz refletir sobre o sentido da vida e a nossa parcela de contribuição para um viver mais profundo e feliz. Gostei da sua expressão "todos ganharíamos em saúde e sentido do viver"! Acredito na capacidade do ser humano em busca do "bem viver" e a reflexão sobre questões existenciais nos ajuda e muito quando compartilhadas com outras pessoas.
    Agradecida pelo seu comentário, abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  3. Eliane, os teu blog é muito rico, humanista e estimulante. Parabéns por compartilhá-lo conosco.
    Abraço
    Moran

    ResponderExcluir
  4. Prof. Moran
    Muito agradecida pelas palavras e pela visita em TRAVESSIAS e EDUCRE. São dois espaços voltados para a interatividade com os educadores e amo compartilhar os insigths.
    Abraço, Eliane

    ResponderExcluir