domingo, 1 de abril de 2012

DANTE ALIGHIERI E A SEMANA SANTA

(cf. google imagem)
A profunda caminhada da “Semana Santa” desafia a todos nós, educadores, para uma atitude de busca da VIDA NOVA no encontro com todas as pessoas.
Fiquei recordando da maravilhosa obra literária, Divina Comédia, de Dante Alighieri, maior poeta da língua italiana.
Dante imaginou que teve um sonho durante a Semana Santa de 1300.  O seu poema é um poema narrativo, com grandes detalhes, expressando o encontro com a força e a luz capaz de elevar a alma para a profunda experiência do paraíso.
Creio que o processo de aprendizagem é atravessado por diferentes conteúdos e um deles refere-se ao caminho de superação das forças limitantes, através da conscientização da realidade e da busca para o alcance das forças potenciais – o  paraíso, força dinamizadora do bem.
As  imagens apresentadas e descritas no poema de Dante são: INFERNO – PURGATÓRIO – PARAÍSO.
O inferno é apresentado como um espaço de rigidez e em forma de funil.  Esta imagem, para mim, representa a estreiteza da mente e coração humano que se deixa guiar pelas forças do mal. Uma experiência de fechamento, aniquilamento e sofrimento.
Assim, Dante escreve “Da nossa vida, em meio da jornada, achei-me numa selva tenebrosa, tendo perdido a verdadeira estrada”.
O purgatório é apresentado como uma forma de cone, com abertura para a passagem de um lugar para outro, revelando a  capacidade humana de conscientização, num movimento constante para o  encontro do humano com o divino. Esta passagem da ignorância para o conhecimento, das trevas para a luz, é um  processo de purificação, na experiência confiante da ajuda mútua para alcançar o paraíso.
Assim, Dante escreve “Ó gente humana, para o céu nascida, por que decaís do vento a um sopro incerto?”.
O paraíso,  acima do purgatório e como uma  imagem no alto da montanha,  aponta para a feliz experiência de encontro, no qual se pode  ver a face resplandecente do amor que irradia a vida nova na mente e coração humano.
Com Dante, podemos repetir “Ó GLÓRIA de quem tudo, aos seus acenos, move, o mundo penetra e resplandece”.
O paraíso se revela na expressão de quem ama e se torna luz  na estrada da existência humana.
Prezados leitores! Desejo a vocês uma semana reflexiva para o alcance do “paraíso” interior que abre as portas para o “bem viver” e “conviver” com todas as pessoas.
Deixemo-nos conduzir pela fonte de luz e amor em nossas vidas!
Feliz semana. Abraços, Eliane

Obs. Este texto foi publicado na minha coluna - Linha Direta www.linhadireta.com.br