sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EDUCERE 2011: reflexivo, prático, cultural e espiritual


google imagem


Um espaço de cuidado é fundamental na vida humana. E assim escutei, no belo espaço da PUCPR,  algumas vozes de educadores no X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2011.
A vida é um grito ao cuidado. Precisamos  sentar na cadeira da vida e acolher a diversidade  humana na sua potencialidade e vulnerabilidade. Precisamos levantar da cadeira da vida e dar passos para uma ação solidária e cuidadosa com as pessoas na sua essência.
Pesquisas com crianças expressam a potencialidade de um ser aprendente e desejante de uma sociedade pautada na "solidariedade prática".
Pesquisas com educadores expressam a urgência de uma formação docente que ultrapasse  a dimensão estratégica de um SABER PEDAGÓGICO LIMITANTE e  que possa INTEGRAR as EXPERIÊNCIAS VIVIDAS no contexto sócio-cultural.
Pesquisas  revelam  que os currículos não são apenas conteúdos estruturados e hierarquizados, mas  contemplam os encontros nos corredores das instituições educacionais e momentos diversos dentro e fora da sala de aula.
Pesquisas traduzem a inovação da EAD e são enriquecidas com uma profunda humanização da tecnologia, trazendo para o processo de aprendizagem o foco de uma construção relacional. Neste processo emerge uma atenção especial aos nossos irmãos cegos e surdos que interagem nas salas de aula da EAD. Para além de palavras  escritas, faladas e  de imagens, o processo de aprendizagem é um desafio relacional.
A dimensão do cuidado nos abraçou no EDUCERE 2011 e assim podemos compreender que os valores  "Respeito,  amor, espiritualidade e justiça social" são as nossas bússolas para uma vida mais saudável e uma educação integradora.
Vamos sentar na cadeira da vida, por uns instantes e refletir...
Vamos em frente, caminhando  para um  LEVANTAR  ancorado na fortaleza de uma ação comunicativa e solidária.
Continuo pensado na cadeira gigante da PUCPR. Um espaço provocador de reflexões e de visão de futuro!!!
Grande abraço,
Eliane Azevedo -  Colunista  www.linhadireta.com.br