domingo, 23 de outubro de 2011

O "TIM TIM" DO APRENDIZADO


google imgaem

Nesta  manhã, quando falava ao telefone com uma criança de cinco anos, recordei de um encontro familiar no período de férias. O menino diante de uma mesa de refeição, com uma garrafa de vinho e algumas taças, fala para a mãe  “vamos fazer o ‘tim tim’  do vinho”. A mãe coloca água e um pouquinho de vinho. Mas o menino contesta “eu quero vinho puro, porque sei que o vinho é como um sentimento bonito que faz o brinde da vitória”. Perplexa com a resposta, eu fiquei observando a cena. A mãe coloca  um “dedinho” de vinho puro e o menino sorri, brinda com a mãe e somente depois convida os demais para brincar de “tim tim”.
google imagem
Uma cena simples, mas profunda na sabedoria de um coração de criança. Comecei pesquisando o sentido simbólico do vinho, as estrelas de produção no mercado internacional, a espiritualidade contida no gesto de compartilhar  significados para além de uma taça de vinho.

Procurando sistematizar alguns pensamentos:
·   o vinho é uma bebida bíblica - expressa a sabedoria do coração e a profundidade dos rituais e celebrações...
·   o valor benéfico do vinho à saúde é conhecido desde a Antiguidade - além de antioxidante, ele apresenta propriedades antiinflamatórias, antitumorais,  ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares; diminui chances de pedras nos rins; contribui para melhorar  a atitude psicológica; protege contra o mal de Alzheimer...
·   o gesto silencioso de abrir uma  garrafa  de vinho, retirando  a rolha que aprisiona  anos em aromas expressa  a busca do ser humano pelos encontros que conduzem ao sentido do bem-viver...
·   em muitos momentos, somos como os enólogos diante do vinho da vida – tomamos decisões e muitas vezes somos como os enófilos que para uma decisão precisamos de um pouco de vinho...
E assim, fico pensando na frase do  poeta inglês, Edward Young: "A amizade é o vinho da vida."
Um abraço  tim tim” para os meus queridos leitores.
Eliane Azevedo

Para refletir:
No cotidiano das relações educacionais, entre as crianças e os adultos, como podemos cultivar o sentimento do bem-viver e bem-estar com as pessoas?
Como podemos potencializar a tomada de decisões assertivas e saudáveis no contexto familiar, educacional e social?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"ASAS" E TRAVESSIAS INOVADORAS


Ponte JK - Brasília
Na travessia da ponte JK, em Brasília, tive o insigth de começar escrever algo sobre as "ASAS" que conduzem para as  travessias  inovadoras, transformadoras e empreendedoras na vida.
Uma visão panorâmica possibilita um pensar criativo!
Este pensar pode contribuir para a construção de uma visão compartilhada e uma aprendizagem colaborativa - duas  "asas" sustentadas pelo princípio do "viver" e um "VIVER" saudável, dialógico, irradiador de felicidade e de encontros  interhumanos.
Voltemos o olhar para as "pontes" construídas pela arquitetura humana e com os pés firmes no objetivo da vida poderemos atravessá-la.
Voltemos o olhar para as "asas" pessoais e coletivas, cultivando a coragem para o vôo que nos conduzirá aos sentimentos mais belos do viver em sintonia de coração e mente, para o contínuo tecer uma  saudável  rede de relações.
Na  família, nas instituições e em toda parte percebemos que há um grito pela humanização das relações e esta somente acontecerá com o nosso "vôo" interno e externo, abraçando o essencial do viver. Tudo passa e somente o que é significativo permanece vivo e para toda a eternidade.
Somos eternos aprendizes do viver,
                                        do conhecimento de si e do outro,
                                        do respeito às diferenças,
                                        de construções colaborativas e dialógicas,
                                        de ações saudáveis e sustentáveis,
                                        no processo dinâmico e surpreendente da existência humana.

Quais as "asas" do meu e do nosso viver?
Qual travessia desejo e desejamos realizar?
Vamos refletindo e contextualizando estes pensamentos no nosso viver cotidiano.

Grande abraço,
Eliane Azevedo